Vamos falar de boteco

A Irlanda tem muito pub, mas tipo muito mesmo! E eles estão tão impregnados na tradição do país que abrem as 11 da manhã ou mais cedo, e até crianças vão. Dizem até que o pub mais antigo do mundo está na Irlanda.

Pensando nisso, vim aqui deixar a lista dos meus 10 pubs preferidos de Cork, e por que eu gosto tanto de cada um deles. Eu sou muito indecisa pra fazer uma ordem de preferência, então considerem todos no mesmo nível de preferência.

  • The Bridge

6 Bridge St

Esse pub é o mais próximo da minha casa, mas a preguiça não é o que me faz colocá-lo nessa lista.

O The Bridge é um pub novo, acredito que tenha aberto há pouco mais de um ano, e eu sou cliente do local desde a primeira semana. O que mais chama a atenção de cara, é como os funcionários são legais! O dono está sempre ao redor, e é outra simpatia em pessoa.

O ambiente é moderno e acolhedor, e as vezes tem música ao vivo. Além disso, eles são um dos únicos pubs em Cork que vendem minha cider preferida: Lê John Fall Down.

  • Franciscan Well

14 North Mall

O Franciscan Well é um dos pubs de Cork que tem Beer Garden: uma área aberta no fundo, com mesas e cadeiras pra você aproveitar o verão. Aqui na Irlanda também é proibido fumar nos lugares fechados, então a maioria dos beer gardens também são as áreas de fumantes.

Outra particularidade é que eles fabricam a maioria das cervejas que vendem, então pra quem gosta de cerveja artesanal produzida em quantidades menores, é o melhor lugar.

Como eu não gosto de cerveja (sim, já provei essa aí que você acabou de pensar que todo mundo ama, e também não gostei), também é importante citar que eles têm outra das minhas ciders preferidas: Rekordelig Passionfruit.

E por último, mas não menos importante, eles vendem uma das melhores pizzas da cidade também, feita na hora e em forno a lenha.

  • Impala

7-8 Liberty Street

Esse é outro pub novo, abriu ainda esse ano, mas já conquistou muitos fãs pela cidade.

Como a maioria dos pubs modernos, o ambiente é descontraído, os funcionários são legais e você vai encontrar pessoas interessantes por lá. O que diferencia do The Bridge, é que no Impala a música é mais alta e o clima é mais festa, mesmo que não tenha pista de dança, enquanto o The Bridge é mais lounge e conversa com os amigos.

Mas o ponto alto desse pub pra mim, é que ele é o único que vende todas as minhas ciders preferidas. Então se você também não gosta de cerveja, ou quer provar algo diferente, aqui é onde você encontra a maior variedade de todas.

  • The Bierhaus

28 Popes Quay

Esse é um dos melhores lugares de Cork se você quer provar cervejas diferentes, pois eles dizem que tem mais de 500 opções no cardápio.

As opções de cider são muito menores e eles não tem nenhuma das minhas preferidas, mas não é por isso que eu vou lá.

O ambiente é um dos mais legais aqui pra sentar numa roda de amigos, rir, jogar baralho e não ver as horas passarem. O pub é pequeno, na maioria dos dias só tem um funcionário que da conta de todo mundo, e por isso os clientes são, na grande maioria, os mesmos de sempre. Da pra sentir o clima amigável assim que a gente passa pela porta.

  • Abbot’s Ale House

17 Devonshire Street

O Abbot’s se parece bastante com o Bierhaus: pub pequeno, ambiente muito amigável, roda de amigos e um funcionário sorridente.

O que muda, principalmente, é que eles não tem cardápio fixo de cervejas, então sempre tem novidades de diferentes países e estilos. Então pra quem gosta de provar coisas novas o tempo todo, é o melhor lugar pra dar uma passadinha uma vez por semana.

As opções de cider também não são as melhores, mas em compensação eles têm o melhor gin and tonic que eu já provei em Cork. Se estiver curioso, só pedir ao garçom “the posh gin and tonic with berrys tea gin and elderflower tonic”, o preço não é dos melhores, mas vale cada centavo.

  • The Oval

25 South Main Street

Esse é um dos pubs listados como herança de Cork, foi fundado em 1820. Deve ser por isso que é sempre cheio.

Se você quiser pegar uma mesa no Oval, principalmente durante o inverno, vai precisar chegar cedo e garantir seu lugar, se der sorte você consegue a mesa mais concorrida: do lado da lareira.

Ao contrário dos pubs que falei anteriormente, o Oval é cheio de história e tradicionalismo. O espaço é pequeno, fica na esquina de uma das ruas mais antigas de Cork, e da pra ver que o prédio em si não é moderno. E é justamente isso que faz o clima tão atraente lá dentro.

  • The Corner House

7 Coburg Street

Se você quer uma noite tradicional irlandesa, esse é o lugar pra ir. O Corner House quase não tem turistas, você vai encontrar uma legião de irlandeses de meia idade bebendo com os amigos de infância, todos meio bêbados e distribuindo a simpatia natural deles pra qualquer um que passar pela porta.

Além disso, quase todos os dias tem música tradicional irlandesa tocada ao vivo. A sensação é de entrar naquela festa super animada no convés do Titanic, mas sem a Rose e o Jack dançando.

O lugar inteiro remete a história: o bar é cheio de fotos e notas antigas de dinheiro pregadas nas molduras, e as mesas e bancos são todos entalhados em madeira de lei, daquelas tão pesadas que é impossível até de arrastar um pouquinho. No inverno a lareira garante que tudo vai estar quentinho, e a Guiness nunca está em falta.

  • The Roundy

1 Castle Street

De toda a lista, esse é o pub mais no centro da cidade possível: está bem no meio do centro comercial de Cork, na esquina das duas principais ruas.

O espaço não é tão grande, e por isso eles não tem mesas no meio do salão, só um banco ao redor da parede inteira, e algumas mesinhas pequenas ao longo do espaço. No verão eles colocam mesas do lado de fora, e elas estão sempre cheias.

O Roundy merece dois destaques: eles também têm Rekordelig Passionfruit, uma das minhas ciders preferidas, e cachorros são permitidos. Então não se assuste se você estiver distraído e um cãozinho pular no banco do seu lado.

  • The Vicarstown e BDSM

52 North Main Street

Trata-se de dois pubs diferentes, mas eles são literalmente um do lado do outro, e dividem o mesmo beer garden no fundo, o que quer dizer que você pode ir de um para o outro sem precisar sair na rua.

São pubs antigos na cidade, mas com uma atmosfera moderna. As opções de cervejas e ciders são básicas, não vai ter nada muito artesanal ou diferente, mas eles têm um menu de coquetéis bem atrativo.

O que faz deles um lugar diferente, que é são um dos poucos lugares que não tocam música pop o tempo todo. Não que eu não goste de pop, mas é bom ouvir algo diferente às vezes. O estilo musical aqui fica mais entre rock e hip hop, e isso acaba atraindo uma galera mais alternativa.

Fora isso, durante a semana tem o coquetel do dia em promoção: dois pelo preço de um.

  • Rising Sons

Cornmarket Street

Assim como O Franciscan Well, o Rising Sons também produz a própria cerveja e também serve pizza. Durante a semana, inclusive, tem umas promoções boas para pizza e cerveja e o preço compensa bastante.

A diferença aqui é que o Rising Sons é bem no centro da cidade, pertinho do The Roundy, e tem telões e TVs por toda a parte, onde partidas de futebol e rugby podem ser assistidas onde quer que você esteja sentado.

Não tem muitas opções de ciders, mas as cervejas próprias são famosas por serem boas, e é por isso que ele é sempre lotado.

.

Como vocês podem imaginar, essa lista não tem nem uma fração de todos os pubs que você vai encontrar em Cork, e embora eu tenha meus preferidos e vá neles com certa frequência, uma das graças de viver numa cidade com tantas opções é experimentar lugares novos. Claro que alguns foram decepcionantes, mas foi assim também que eu conheci todos esses aí da lista acima.

Então você que está vindo pra Cork ou já chegou aqui, não tenha medo de experimentar e descobrir. A maioria dos pubs não cobra nada pra entrar, você só paga o que consumir. Então sem ponto negativo!

Sua lista de pubs preferidos seria diferente? Me conta aqui nos comentários e vamos trocar indicações!

Cheers e até a próxima!

Anúncios

Me diga o que achou =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s